quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Letícia Bufoni realiza manobra histórica ao saltar de avião com skate

Dona de vários recordes no esporte, a atleta olímpica protagoniza um feito épico ao inventar manobra de skate.


A brasileira Leticia Bufoni protagonizou um momento histórico para o esporte mundial. Isso porque se tornou a primeira pessoa a fazer um feeble grind, uma manobra em que a atleta desliza no corrimão apoiado de lado com o truck de trás do skate, no ar e a saltar de paraquedas sozinha.


Craig O'Brien, que também fez parte de "Homem de Ferro" e "Viúva Negra", foi o responsável por registrar Leticia a partir dos saltos da aeronave.

"Pra mim, é tudo uma questão de timing, de eu pisar naquela rampa no momento certo. Se eu estiver lá muito antes, ela estará longe e vai ficar muito pequena no take, o que não queremos. E se eu chegasse muito depois, ela passaria pela câmera, e eu não queria olhar para ela sobre os meus ombros. Queria olhar para ela no avião", diz o profissional.

O momento ganha asas por meio no vídeo de Leticia "Sky Grind". Confira:


Preparação


Para encarar o desafio, Letícia Bufoni teve que intensificar os treinos físicos nos últimos meses. Com o objetivo de se preparar, ela esteve no Aerotelier, base esportiva da Red Bull localizada na Argentina, onde ela se aperfeiçoou e conseguiu ultrapassar a marca de 100 saltos realizados.

Em agosto, a paulista, que já coleciona vários recordes e quebras de barreiras no esporte, embarcou com destino aos Estados Unidos.

Na cidade de Merced, na Californá, ela se reuniu com mais de 50 pessoas que foram os responsáveis pela montagem e filmagem de uma pista de skate sob medida dentro de um avião Hércules C-130.


Dentro da aeronave, Leticia utilizou um paraquedas de quase 10 quilos. No dia 30 do mesmo mês, sendo registrada por Craig O'Brien, o mesmo skydiver que pula com o ator Tom Cruise na produção "Missão Impossível: Efeito Fallout", a brasileira andou de skate e saltou da aeronave.

"É muito louco pensar que eu sou a primeira pessoa a andar de skate dentro de um avião, dar um feeble no ar. Isso era algo que eu não sabia se seria possível ou não. Eu nunca havia andado de skate dentro de um avião. Eu não sabia que esse projeto tomaria essa proporção tão grande quanto tomou", relata Leticia.

"Eu ainda não acredito que isso aconteceu. Estou sonhando. Parece que a ficha ainda não caiu. Aconteceu e foi muito melhor do que eu imaginei. Esse foi um dos melhores dias da minha vida", acrescenta.

Em razão da manobra intitulada "sky grind", Leticia Bufoni pode entrar para o Livro dos Recordes. Certificada a saltar sozinha, durante a sua preparação, a brasileira recebeu treinamentos de Jeffrey Provenzano, paraquedista estadunidense vencedor do Campeonato Mundial Vertical Relative Work, dono de cinco recordes mundiais, conhecido por acrobacias aéreas e detentor da manobra "The Miracle Man".

Jeffrey acompanhou Letícia durante meses e se impressionou com o desempenho da atleta. "Como paraquedista, ela é incrível. Eu fiquei surpreso. Atletas tendem a pegar "as manhas" muito rapidamente, mas ela foi acima das expectativas. Deu 100% de atenção a todos os detalhes, desde os testes em solos durante horas", diz.

Gravação



Gravado em agosto de 2022, o projeto "Leticia Sky Grind" contou com o uso das mesmas lentes Panavision que foram utilizadas por Quentin Tarantino.

Os irmãos Abdala, Salomão e André, contam que dirigiram as filmagens com posicionamentos de câmeras que fossem capazes de trazer o espectador para dentro da ação.

"Para trazer um pouco mais desta visão cinemática, a gente queria ter várias câmeras presas, pro espectador conseguir sentir o vento batendo no avião e ver que tudo era real. Desenvolvemos dois suportes para fora do avião, sendo uma para a asa, em que a gente ia conseguir ver não só a hélice do avião, como ele decolando e vibrando, e outro na traseira do avião, cujo suporte foi mais difícil de construir porque era muito curvado", diz Salomão.

A pista onde o fato épico aconteceu teve cuidados de Joe Ciaglia, dono da Califórnia Skate Park, que construiu a pista utilizada por atletas olímpicos, em Tóquio. De acordo com o profissional, esse foi o projeto mais inusitado que ele já se deparou ao longo da carreira, sendo que essa foi a primeira pista que eles elaboraram dentro de uma aeronave.

Via Terra - Fotos: Marcelo Maragni / Red Bull Content Pool/Reprodução / Boa Forma

Nenhum comentário: