terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Apaixonado por aviões tem mais de 1,7 mil miniaturas em Taubaté (SP)

Coleção do advogado Sérgio Gonçalves conta história da aviação.

Colecionador sonha em abrir fundação e doar peças para exposição.

Advogado observa a coleção de 1.752 miniaturas de aeronaves

Um advogado de Taubaté, no interior de São Paulo, que é apaixonado por aviões já tem mais de 1,7 mil miniaturas. As peças estão separadas de acordo com a década. São miniaturas que, praticamente, contam a história da aviação. O hobby de Sérgio Gonçalves começou na infância.

Aos dez anos ele já adorava aviões. “Você aprende a ter paciência, aprende que as coisas não ficam prontas na hora, que elas têm tempo para ficar pronta. E aprendi história, geografia e inglês, porque quase não tinha matéria no Brasil na época, eu estou falando de anos 70, anos 80, então eu aprendi inglês e isso me ajudou pra tudo na vida”, conta.

São 1.752 miniaturas, mas em sua casa, o advogado guarda apenas uma parte delas, já que o espaço está apertado para tantos aviões. Entre eles, há uma réplica de um Lodes Star, avião da Panair, da década de 1950. Ele voou entre São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Sérgio tem até o ticket de embarque da época. 

As miniaturas são todas montadas por Sérgio, ele não compra nada pronto. As encomendas chegam pela internet como se fossem um quebra-cabeça, cheio de peças pequenas. Então ele tem todo o cuidado e a paciência de montar e pintar. Em alguns modelos, o trabalho chega a durar um mês e meio.

Passagem área da Panair, uma das relíquias do colecionador

“Monta o avião, lixa, depois de lixado, às vezes, você refaz algumas linhas com material específico, pinta, depois faz os decais, coloca as marcações de Força Aérea, de companhia aérea. E depois que você faz tudo isso, você sela com uma camada de verniz”, explica o advogado.

Essa arte de criar as miniaturas é chamada de plastimodelismo. O hobby não é tão conhecido no Brasil, mas Sérgio já participou de exposições e campeonatos. Por isso, o acervo tem que estar sempre impecável. Em casa, só ele cuida do espaço. “Não adianta, eu mesmo quebro, a outra pessoa também vai quebrar. Agora, quando se trata de modelistas, eu tenho um colega que monta avião também, aí entre a gente não tem problema nenhum, porque ele também sabe exatamente aonde pegar”, disse o colecionador.

Agora, o próximo sonho de Sérgio é criar um museu. “A minha ideia é no futuro criar uma fundação e ter a minha coleção doada para essa fundação, hoje são 1.752, tenho praticamente 1.000 pra montar e 700 e poucos aqui, já montados, e eu vou doar os meus aviões. Tenho outros amigos, com coleções assim também, que vão doar, para isso daí, a gente poder abrir e incentivar a criançada a aviação e a gostar do hobby”, completa o advogado.

Miniaturas de vários modelos e companhias montadas pelo colecionador


Fonte: G1 Vale do Paraíba e Região - Fotos: Reprodução/TV Vanguarda

Nenhum comentário: