sexta-feira, 23 de abril de 2010

Grã-Bretanha indenizará piloto acusado injustamente de participar do 11/09

Foto ao lado: Loifti Raissi em frente à corte britânica

A justiça britânica aceitou nesta sexta-feira indenizar o piloto argelino, Loifti Raissi, de 36 anos. Ele foi acusado injustamente pelos Estados Unidos de ter dado aulas de pilotagem aos autores dos atentados de 11 de setembro de 2001. O ministro da Justiça da Grã-Bretanha, Jack Straw, disse que o valor ainda não foi determinado.

"Fui completamente inocentado pelo ministério da Justiça e estou contente", declarou Raissi à imprensa inglesa. "Minha vida foi destruída, minha carreira foi destruída. Tem sido um inferno para mim", afirmou.

O argelino, que mora no Reino Unido, foi detido em casa, no dia 21 de setembro de 2001, dez dias depois dos atentados que mataram cerca de três mil pessoas em Nova York e em Washington.

O piloto havia frequentado uma escola de aviação no Arizona, Estados Unidos, e autoridades americanas acharam que ele poderia estar envolvido nos ataques. Loifti Raissi foi acusado pelo FBI de ter treinado os sequestradores dos aviões usados nos atentados.

Raissi passou cinco meses em uma prisão de alta segurança perto de Londres até que, em fevereiro de 2002, a justiça britânica declarou sua inocência e em seguida encerrou o processo de extradição aberto pelos Estados Unidos contra ele.

Fonte: Veja.com (com Agência France Presse) - Foto: Getty Images

MAIS

Galeria de fotos: Últimas imagens do 11/09.

Nenhum comentário: