sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Com suspeita de pneumonia, passageira é expulsa de aeronave

Uma passageira que tinha chegado da Paraíba passou quase 12 horas no aeroporto de Salvador depois de ser retirada de um avião que ia para São Paulo por suspeita de estar com pneumonia.

Maria do Espírito Santo (foto) tinha pedido a uma comissária de bordo para aumentar a temperatura do ar condicionado e foi surpreendida com a decisão de ter que deixar a aeronave.

O voo com destino a São Paulo tinha escala em Salvador. Maria do Espírito Santo era uma das passageiras e para ela já era o segundo embarque depois de sair da Paraíba. Mas os planos para o primeiro dia de férias na capital paulista foram interrompidos na pista do aeroporto de Salvador.

Segundo Maria, tudo começou por volta das quatro e meia da madrugada, quando ela pediu à aeromoça para aumentar a temperatura do ar condicionado. Uma hora depois ela foi retirada à força da aeronave por dois agentes da Polícia Federal.

‘Eu fiz uma recente cirurgia e não posso com gelo, nem com ar condicionado forte. Eu pedi gentilmente à aeromoça para aquecer o ar. Depois ela chegou com dois agentes da Polícia Federal e me tirou da aeronave. Só que antes disso ela incitou os passageiros e isso me deixou muito. A comissária disse que eu estava com pneumonia. Eu fui submetida a uma avaliação do médico da Infraero, que falou que eu podia viajar’, conta a passageira.

Depois de seis horas de espera, o gerente da companhia aérea, que não quis gravar entrevista, fez uma proposta à passageira. ‘Que ele vai me passar no médico e arrumar uma aeronave para eu voar. Agora, depois que vocês vieram aqui’, relata dona Maria.

A TAM informou que a passageira Maria do Espírito Santo embarcou no voo para São Paulo, que saiu de Salvador às 16h50. Segundo a empresa, o comandante da aeronave pediu a ajuda da Polícia Federal para desembarcar a passageira depois de ela ter informado um funcionário que estava com pneumonia.

O procedimento, segundo a TAM, seguiu as normas internacionais de aviação em casos de suspeita ou comprovação de doenças contagiosas, para preservar a saúde da cliente e dos outros passageiros.

Fonte: BATV (Rede Bahia)

Nenhum comentário: