quarta-feira, 2 de maio de 2012

Órfão, sobrevivente de 2 desastres aéreos mira volta ao basquete

Um jovem astro do basquete colegial americano que sobreviveu a dois desastres de avião que mataram sua família planeja jogar pela Universidade de Michigan no próximo ano.


Austin Hatch (foto acima), de Fort Wayne, Indiana, sobreviveu a um acidente aéreo em junho do ano passado, em que perdeu seu pai e sua madrasta, após já ter resistido a uma outra queda em 2003, que tirou a vida de sua mãe e seus irmãos.

"A coisa mais difícil é sentir falta da minha família biológica, porque eu sou o único que restou", disse Hatch ao jornal Detroit Free Press. "Eu gostaria que existisse um manual de instruções para como lidar com esse tipo de perda".

Hatch, que tinha 16 anos na ocasião do último acidente, disse que vai usar seu tempo em Michigan para viver a vida que ele e seu pai sempre imaginaram.

Ele ainda precisa ser liberado para jogar, mas disse que não se importa, confiando que seus médicos vão dizer a ele quando for apropriado.

O garoto afirmou que não consegue se lembrar de ninguém em situação parecida. "Ninguém que eu saiba", disse. "Se existe alguém, eu ainda não encontrei".

No mês passado, o National Transportation Safety Board (Conselho Nacional de Segurança de Transportes) relatou que o acidente que matou o Dr. Stephen Hatch e sua mulher, Kim, ocorreu depois que o monomotor perdeu sustentação por conta de velocidade inadequada do ar.

O relatório disse que Stephen não seguiu o protocolo recomendado. Após o avião ter passado pelo sistema de pouso no Aeroporto Municipal de Charlevoix, o pai de Hatch virou a aeronave e tentou um segundo pouso na direção oposta da pista, mas bateu em uma garagem de um bairro vizinho ao aeroporto, de acordo com testemunhas coletadas pelo NTSB.

Stephen Hatch também pilotava um avião similar em setembro de 2003, que sofreu um acidente em Indiana. Ele salvou Austin depois daquele desastre, mas seus outros filhos - Lindsay, 11 anos, e Ian, 5 - morreram com sua primeira mulher, Julie, 38.


Depois do acidente do ano passado (foto acima), Austin Hatch ficou em coma induzido por semanas antes de voltar a Fort Wayne. Ele não jogou basquete na última temporada. Austin Hatch sofreu uma séria lesão na cabeça por conta do último acidente.

Ele afirmou que a recuperação vem sendo difícil. "O pai do meu pai, meu avô Jim Hatch, ele é a coisa mais próxima do meu pai que tenho", disse. "Então ele vem sendo fundamental em me ajudar no processo de recuperação".

Fonte: AP via Terra - Fotos: Heather Lockwood / Petoskev News-Review / AP

Um comentário:

Sergio Marcio disse...

Inacreditável a falta de sorte desse rapaz. Lembrei-me na hora do piloto brasileiro que sobreviveu a um acidente aéreo em Paris, em 1973, mas morreu em outro nunca esclarecido, seis anos depois, em pleno Oceano Pacífico.