segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Piloto de avião de corrida que matou nove nos EUA evitou tragédia maior, dizem testemunhas


Conforme o avião P51 Mustang, se aproximava do chão, Kim Fonda, que estava assistindo à corrida aérea que se transformou em tragédia em Reno, nos Estados Unidos, achou que iria morrer.

“Eu fechei meus olhos e disse ‘vou morrer agora’. Estava literalmente me preparando para morrer quando o piloto conseguiu desviar a aeronave e caiu um pouco mais longe de onde estávamos”, contou Kim. “Quero que a família dele saiba que ele é um herói”, completou.

O piloto, Jimmy Leeward, 74 anos, morreu na queda, junto com outras oito pessoas que assistiam à exibição. Outras 50 pessoas ficaram feridas no acidente, que ocorreu na última sexta-feira (16).

Bem Cissell também estava no campo de avião em Reno no momento do acidente. Para ele, Leeward conseguiu salvar centenas de vidas.

“Eu acho que o piloto conseguiu salvar umas 200, 300 vidas, pois desviou o avião quando viu a arquibancada”, explicou. “Não quero desrespeitar as vítimas, mas o piloto é um herói. A tragédia poderia ter sido bem pior”, completou.

A opinião das duas testemunhas é endossada por várias outras. Jon Wehan publicou uma homenagem a Leeward em uma página no Facebook. “Jimmy, você salvou minha vida. Seu desvio foi suficiente para não me acertar”, escreveu.

Jimmy Leeward, que pilotava o Mustang batizado de "o Fantasma Galopante", já havia disputado mais de 120 corridas aéreas, além de ter trabalhado como dublê em diversos filmes, de acordo com informações de seu website.

Segundo os organizadores do evento, Leeward estava em ótimo estado de saúde e grande parte de sua família assistia à corrida no momento do acidente.

O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes investiga as causas da queda do avião.

Segundo um dos organizadores do evento em Nevada, Mike Houghton, há indícios de que o P-51 Mustang tenha sofrido problemas mecânicos antes de sair de sua rota e cair sobre assentos em frente à arquibancada principal.


Fonte: UOL Notícias (com informações das agências internacionais e da BBC Brasil) - Foto: AP

Nenhum comentário: