quarta-feira, 25 de novembro de 2009

98,2 milhões de euros para desenvolvimento dos transportes aéreos nos Açores

O Plano Regional Anual para 2010 destina 98,2 milhões de euros ao programa de desenvolvimento dos transportes aéreos nos Açores.

Desse montante, mais de 98 por cento das verbas têm como destino o financiamento dos projectos de infra-estruturas e equipamentos aeroportuários (73,8 ME) e de serviço público de transporte aéreo inter-ilhas (23 ME), através do pagamento das obrigações resultantes do contrato que teve início em Outubro último, por um período de 5 anos.

Em 2010, o Governo dos Açores prevê investir 50 milhões de euros na frota da transportadora aérea regional, distribuídos pela aquisição das novas aeronaves Dash 200 e Dash 400 (38 ME) e renovação e substituição de equipamentos (12 ME).

Quanto às infra-estruturas, o maior investimento acontecerá em S. Jorge, destinando o plano para o próximo ano 14 milhões de euros à empreitada de ampliação e alargamento da pista do aeródromo daquela ilha.

Também a aerogare civil das Lajes (2,9 ME) e os aeródromos do Pico (2,1 ME), Corvo (924.455 euros), Graciosa (919.549 euros) e Flores (515.331 euros) possuem obras incluídas no plano de investimentos para 2010.

No documento há ainda uma dotação de 1,2 milhões de euros para renovação das infra-estruturas dos sistemas de informação, 750.000 euros para a modernização dos equipamentos de apoio às assistências de aeronaves nas escalas e 100.000 euros para financiamento do projecto de execução da ampliação da pista do aeroporto da Horta.

Fonte: Açores.net

Nenhum comentário: