terça-feira, 2 de dezembro de 2008

FAB leva mantimentos para comunidade isolada em SC

Produtos foram levados a ginásio que virou abrigo em Benedito Novo.

Desabrigados ajudam homens da FAB a descarregar aeronave.



Um helicóptero da Força Aérea Brasileira carregado com 1,5 tonelada de mantimentos partiu do Aeroporto de Navegantes (SC), nesta terça-feira (2), para entregar os produtos a uma comunidade isolada em Benedito Novo (SC), outro município atingido pela chuva.

Benedito Novo sofreu com quedas de barreiras e o acesso pelas estradas ainda é muito difícil.

A equipe da FAB foi formada por nove homens. Dois voluntários também viajaram na aeronave para ajudar a distribuir o carregamento. Além de alimentos, o helicóptero levou roupas, calçados e produtos de higiene pessoal para uma área isolada do município.

Mantimentos transportados por helicóptero da FAB são entregues à população em Benedito Novo

Assim que o avião pousou, os desabrigados correram em direção ao avião. Rapidamente, os homens formaram uma fila e, de mão em mão, a carga saiu da aeronave e chegou até o ginásio, que serve de abrigo para cerca de 150 pessoas que perderam suas casas.

De acordo com a FAB, pelo menos 800 pessoas que estão em abrigos da região não poderão retornar para suas casas, pois os imóveis, que ficavam na região do Rio Tigre, foram destruídos. Além de ginásios, igrejas também acomodam famílias.

Maria Simão, de 43 anos, está alojada com dois filhos no local desde a última quarta-feira (26). “O morro deslizou bem perto da minha casa e a parte da entrada está cheia de terra. Derrubou o poste de luz e agora não tenho energia. Tive que vir para cá”, afirmou Maria.

Ela pretende voltar apenas para tentar retirar seus móveis da residência, mas não deve morar de novo ali. “Eu sei que é perigoso, porque vamos ter que sair pelo barranco, mas não tem jeito. Vou ficar sem nada se não arriscar. Mas vou esperar a chuva passar”, disse Maria, que por enquanto ainda não sabe onde vai viver quando tiver de sair do abrigo.

Professora vira cozinheira

Com o fim do ano letivo em cidades atingidas pelas enchentes, os professores estão aproveitando o tempo livre para ajudar as famílias que perderam suas casas. A professora Juraci Bunger trabalha na cozinha do abrigo, em Benedito Novo.

“Como professora, eu venho trabalhar aqui para ajudar essas pessoas. Muitas perderam tudo. Eu tive sorte, porque aconteceram desamentos na minha rua, mas eu não fui atingida”, afirmou.

Fonte: G1 - Foto: Nelson Antoine (Foto Arena / AE)

Nenhum comentário: