quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Aeronáutica investiga bate-boca entre piloto e controlador em SP

Helicóptero fez manobra mais agressiva do que a indicada pela torre de controle.

Controlador e piloto trocaram farpas pelo rádio.


A Aeronáutica e o Serviço Regional de Proteção ao Vôo em São Paulo investigam uma discussão entre um piloto e um controlador em pleno ar. Os dois se desentenderam por causa dos procedimentos de vôo e houve troca de ofensas.

Eram seis horas da manhã. Da torre de controle, um bate-boca entre um piloto de helicóptero e um controlador de vôo chamou a atenção. O helicóptero voava sobre a Marginal Pinheiros, no sentido Interlagos. Do outro lado do rio, na mesma direção, um avião comercial se preparava para o pouso no Aeroporto de Congonhas.

A discussão começou quando o controlador pediu para que o comandante do helicóptero fizesse uma curva à direita para aguardar a passagem do avião. O piloto obedeceu a ordem, mas fez a curva mais aberta do que o controlador esperava. A atitude provocou uma reação em quem estava na torre de controle.

Controlador: ‘Olha, você pode voar aí do jeito que você quiser, ok? Não precisa chamar pra voar aqui na área desse jeito não...’

Piloto: ‘Eu acho um absurdo o senhor mandar fazer uma órbita às 6 horas da manhã, eu sugiro ao senhor vir pela direita... isso é um absurdo o que o senhor tá fazendo...’

Controlador: ‘Você não sabe voar, quer controlar agora, comandante? Quem tá controlando sou eu, eu sei o que eu tô fazendo aqui...’

Piloto: ‘O senhor tinha que controlar outra coisa, não avião, nem helicóptero...’

Controlador: ‘Aprende a voar comandante, aprende a voar...’

Piloto: ‘Eu vôo há 27 anos, o senhor que aprenda a controlar, meu senhor...’

O presidente da Associação Brasileira dos Pilotos de helicópteros, Cléber Mansur, disse que discussões durante no vôo são comuns. "Já discuti com controle algumas vezes, duvido que exista algum colega que voe há tanto tempo sem nunca ter discutido com o controlador, é impossível."

Para o Sindicato dos Controladores de Vôo, o piloto não cumpriu as instruções e colocou a operação em risco.

O serviço regional de proteção ao vôo informou que abriu uma sindicância para apurar o caso. A Aeronáutica disse que o controlador de vôo foi afastado das atividades até o fim das investigações e fará um curso de reciclagem.

Fonte: G1

Nenhum comentário: