domingo, 22 de agosto de 2021

O duro relato de um piloto da Pakistan Airlines sobre a crise no Afeganistão: "Tome sua própria decisão"

Abaixo está uma história real que vem do capitão da PIA - Pakistan International Airlines, Maqsood Birjani, detalhando seu voo como uma das últimas aeronaves civis a partir de Cabul, no Afeganistão.


No domingo, dia 15 de agosto de 2021, pousamos no Aeroporto Internacional de Cabul por volta das 10h00. O estado do campo de aviação era normal e o Controle de Tráfego Aéreo (ATC) estava totalmente funcional.

Fomos o primeiro voo da PIA naquele dia, seguido de uma empresa B777. O tempo de solo foi de 3 horas em Cabul e depois o retorno a Islamabad. Nosso avião era um A320, com registro AP-BLS.

Quando estávamos quase terminando o embarque, o ATC disse: "Devido a uma emergência, estamos evacuando a torre de controle e mudando para uma unidade móvel ATC de onde ligaremos para você em breve."

Nesse ponto, comecei a ver pessoas correndo e invadindo o campo de aviação; então liguei para a sede da PIA no Paquistão para uma atualização sobre a situação.

Eles me ligaram de volta com a atualização de que o ATC estava sendo alterado, enquanto as operações civis estavam sendo interrompidas e as operações de evacuação de tropas estavam em andamento.

"Você terá resistência em 15 minutos. Nossa equipe de gerenciamento está em contato com várias agências."

Nesse ínterim, o ATC havia sido reativado e liberado a partida de um Boeing 777 da PIA, um Boeing 777 da Qatar e um Airbus A320 da Air India.

Quando chegou nossa vez, o ATC disse que todas as operações de aeronaves civis estavam sendo suspensas por um período de tempo desconhecido.

Entramos em contato com o departamento de nossa empresa que coordena todos os canais diplomáticos. Falei também com os diplomatas que transportávamos a bordo, eles também não tinham certeza da situação.

Ninguém, nem mesmo o ATC, poderia nos dizer o que estava acontecendo.

Solicitei que o ATC nos desse pushback, então iniciei e esperei até que a autorização para partir fosse recebida. Recebemos aprovação e taxiamos até perto da pista; no entanto, a decolagem foi negada e as operações civis permaneceram suspensas.

Então, tendo em mente a situação volátil, conversei com meu primeiro oficial que, se fosse necessário, sairíamos da aeronave sem autorização, tendo em mente minhas responsabilidades para com meus passageiros, empresa e meu país.

Em minha mente, eu estava pensando, deus me livre, se fôssemos apanhados ou mantidos no Afeganistão, poderíamos ser usados ​​como reféns e estava preocupado com a segurança dos meus passageiros e tripulação.

Meu primeiro oficial concordou comigo e decidimos que, aprovados ou não, íamos embora, pois não poderíamos ficar onde estávamos.

Depois de mais ou menos uma hora de espera pela liberação, o ATC de Cabul disse que eles estavam fechando e que o campo de aviação agora estava descontrolado.

Pude ver muitos aviões militares partindo e tomei a decisão de decolar. Tive que evitar helicópteros de tráfego militar e porta-tropas na partida, mas felizmente a visibilidade estava clara. Se estivesse nublado, não sei como teríamos feito isso.

Mapa da rota do voo PK6252 com partida de Cabul (Cortesia: FlightRadar24)
Subindo a 15.000 pés, entramos em contato com o Doha ATC, que finalmente nos deu o controle do radar de separação de tráfego e foi assim que pudemos retornar ao Paquistão.

Acho que se tivéssemos atrasado, ainda que um pouco mais do que o fizemos, a aeronave teria sido engolfada por uma multidão e não poderíamos ir a lugar nenhum.

Mapa da rota do voo PK6252 de Cabul a Islamabad (Cortesia: FlightRadar24)
Tudo o que pude ver foi o tráfego militar e pessoas não autorizadas entrando no aeroporto. As naves armadas estavam lançando sinalizadores para sua proteção. A situação era tão imprevisível que tive de manter a calma dos passageiros, pelo que a minha tripulação de cabine está de parabéns, bem como o pessoal de segurança a bordo.

A história acima é uma história real que vem do capitão da PIA Maqsood Birjani, detalhando seu voo como uma das últimas aeronaves civis a partir de Cabul (o voo TK707 da Turkish Airlines foi o último).

Nenhum comentário: