terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Mensagens on-line atribuídas a autor de ataque frustrado mostram jovem solitário

Neles, suposto terrorista se descreve como 'muito sozinho e deprimido'.

Umar Farouk é acusado de ter tentado derrubar avião no dia de Natal.


Posts na Internet supostamente escritos pelo nigeriano acusado de tentar um ataque terrorista derrubando um avião nos EUA no dia de Natal mostram um jovem solitário e profundamente religioso, com fantasias de se tornar um combatente muçulmano.

Em mais de 300 mensagens sob o nickname "Farouk1986" desde 2005, ele mostra um crescente afastamento de sua família, vergonha de seus desejos sexuais e esperanças de que uma "grande jihad" (guerra santa islâmica) iria se espalhar pelo mundo.

As autoridades ainda não confirmaram se o perfil é mesmo de Umar Farouk Abdulmutallab, mas os detalhes já revelados casam com os de sua história pessoal. Eles mostram um jovem que parece perdido e precisa ser ouvido.

Umar Faruk Abdulmutallab em foto divulgada por um professor

Os posts parecem ter sido escritos às pressas, cheios de erros de digitação e de gramática. Em 28 de janeiro de 2005, ele escreveu: "Estou em uma situação onde não tenho nenhum amigo. Não tenho ninguém para falar, ninguém para consultar, ninguém para me ajudar e me sinto deprimido e sozinho. Não sei o que fazer."

Os posts aparecem em um fórum islâmico chamado Gawaher, que pode ser traduzido como 'joias' ou 'essência'.

O governo dos EUA não comentou as informações, que foram divulgadas pelo "Washington Post" primeiramente.

Fonte: AP via G1 - Foto: AFP

Nenhum comentário: