quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Com doença congênita, criança de 4 anos é barrada em avião da GOL em Salvador

Menino é neto da coreógrafa Deborah Colker. Família precisou comprovar que doença não era contagiosa.  

Após uma semana de apresentações com casa lotada no Teatro Castro Alves, em Salvador, a coreógrafa Deborah Colker enfrentou problemas para viajar em um voo Gol, com destino a Porto Alegre e escala no Rio de Janeiro, no fim da manhã desta segunda-feira, 19. A decolagem do voo G3-1556 do Aeroporto Internacional de Salvador estava marcada para as 11h50 e tudo sugeria que cumpriria o horário.

Após o embarque de todos os passageiros e o fechamento das portas, porém, a tripulação tentou impedir que o neto da coreógrafa, um menino de 4 anos que sofre com uma doença de pele hereditária, seguisse viagem no avião. 

Deborah postou em seu perfil do Facebook uma foto com o neto. "Estou muito triste", disse
Foto: Reprodução/Facebook

Já sentados nas poltronas da aeronave, a família teria sido abordada por um funcionário da companhia aérea. Segundo Clara Colker, a mãe do garoto, foi questionada se teria algum atestado médico para a criança. "Ele está bem, tem um problema genético. Sou mãe dele e responsável por ele. Insatisfeito, o cara foi até a cabine", escreveu Clara em um desabafo nas redes sociais. Ele então voltou com outra funcionária que teria dito que o voo seguiria apenas com aval médico.

Um médico foi convocado a bordo para avaliar a situação. Segundo relatos de outros passageiros, funcionários da Infraero e agentes da Polícia Federal aguardavam do lado de fora. "Quando o médico chegou falamos: 'Ele tem uma deficiência genética! Epidermolise bolhosa!'. E o médico falou: 'Ah, Epidermolise bolhosa! Nao tem problema nenhum'."

Ainda segundo seu depoimento, o médico chegou a falar com o comandante da aeronave, que só aceitaria o diagnóstico estivesse oficializado. O profissional então teria pego uma folha de papel em braco e escrito que a criança não representaria riscos aos passageiros. Clara disse ainda que o médico não chegou a usar carimbos e folha timbrada. O caso gerou comoção e revolta entre os passageiros.

A decolagem ocorreu às 13h16, segundo a Infraero. Em nota, a Gol declarou que "preza, acima de tudo, pelo respeito aos seus clientes e aos cumprimentos das normas de voo" e que "está analisando o ocorrido e tomará as medidas cabíveis".

Leia o relato de Clara Colker, a mãe do menino:

"Estava sentada ao lado da minha mãe e do meu filho dentro do avião. Um funcionário me perguntou: vc tem atestado? Falei: do q? Do medico sobre a criança. Apontando na cara do meu filho. Falei: ele esta bem, tem um problema genético, sou mãe dele e responsável por ele. Insatisfeito, O cara foi até a cabine. Voltou uma mulher funcionaria. O constrangimento começou. Falei em tom ja ríspido. Ele eh o meu filho tem eb e nao tem problema nenhum em viajar sua doença nao eh contagiosa e ele esta bem. Ja viajei inúmeras vezes c ele para dentro e fora do Brasil. Nunca passei por isso. Basta olhar para mim, p pai e para avo q vivem agarrados nele e nao tem nada. Falei p Peu filmar o q ela ia dizer. Na hora ela disse q nao falaria se fosse filmada e q nao podemos filmar. Neste momento uma mulher a 3 filas de distancia grita p mim; chama o ministério publico! Isso eh preconceito e discriminação! Comecei a chorar. O theo vendo isso tudo. Surreal. A funcionaria saiu. Ficou 10minutos fora. Jurava q o avião seguiria viagem e ainda falei , deviam pedir desculpas p theo e para mim. Volta a funcionaria dizendo q o avião só vai partir com aval do medico. As pessoas começaram a se manifestar mt. Minha mãe q estava controlada até então levantou. Afinal de contas, meu filho passaria por uma analise de um medico q iria até nosso assento para avalia-lo! Surreal! Qd o medico chegou falamos: ele tem uma deficiência Genetica! Epidermolise bolhosa! E o medico fala: Ah ! Epidermolise bolhosa! Nao tem problema nenhum. O cenário dentro do avião era: quase tds passageiros em pé, indignados, vindo falar comigo, com meu filho. Super chateados. Mts tinham conexão e estavam perdendo suas conexões. Ja tinham 40 min de atraso. O medico foi falar com o comandante. Mesmo assim o comandante disse q nos só viajaríamos se ele , o medico, fizesse atestado. Aí nao tinha papel, nao tinha carimbo... Pegou um papel branco sem nada timbrado e fez o atestado. Minha vontade era descer do avião e Qd disse quero sair daqui. A mesma mulher, a primeira a gritar sobre o MP, disse q se nos saíssemos do avião tds desceriam conosco. Me sensibilizei demais. Estavam tds as pessoas do avião super solidarias, preocupadas com o constrangimento com o Theo. Resolvi ficar no avião. Nisso ja passava 1hora de atraso e o constrangimento mega. Theo me viu chorando. Tentei disfarçar q o avião inteiro nao estava atrasado por causa dele. Sei q ele percebeu. Sei q ele eh mais forte do q esse bando ignorante. Estou mt triste. Chegaria no rio 13h50. São 14h50 e ainda estamos no ar. Devemos chegar as 15h30. Chegamos no rio as 16h10. Como deve ser abordada uma pessoa com um problema de saúde aparente?"

Fonte: iG (com Agência Estado)

Leia também: 

 Anvisa condena procedimento da Gol ao barrar criança em avião.
 'Despreparada', diz Deborah Colker sobre abordagem a neto em avião.
 Tripulação agiu certo no caso do neto de Deborah Colker, diz sindicato. (atualizado em 27.08.13)

Nenhum comentário: