segunda-feira, 20 de julho de 2009

Internautas relatam a emoção de ver o homem pisar na Lua

'Fotografei a transmissão da ida do homem à Lua'

"Aqui homens do planeta Terra pisaram pela primeira vez na Lua. Julho de 1969, A.D. Viemos em paz por toda a humanidade".

"Sim. Em 21 de julho de 1969 o homem pisou pela primeira vez na Lua. Havia uma grande expectativa pois tudo era mistério ainda. Haveria seres que lá habitavam? Pela descrição inserida na placa pode-se avaliar essa preocupação. Viemos em paz; como se dirigissem a outros seres porventura existente.

Durante meses acompanhei a aventura que se desenrolava então. Impressionava-me a precisão com que as manobras se realizavam, desde o lançamento do foguete Saturno 5 que carregava a Apolo 11, lançado às 10h32 (horário de Brasília) em Cabo Canaveral, depois denominado Cabo Kennedy, até o pouso final.

O pouso na Lua foi transmitido ao vivo pelas TVs Tupi e Globo e, como não havia ainda vídeotape na época, e para que ficasse registrado aquele episódio histórico, fotografei diretamente da TV todo o evento.

No dia 21 julho 1969 tirei esta foto da TV com a conversa telefônica entre Richard Nixon (na Terra) com Neil Armstrong (na Lua) - Foto: Ricardo de Moura Disessa (VC no G1)

Envelope do primeiro dia de lançamento do selo comemorativo do episódio realizado - Foto: Alexander Torres Louzada/Ricardo de Moura Disessa

Um dos momentos marcantes foram a conversação ao vivo entre o Presidente Richard Nixon, aqui na Terra, com Neil Armstrong que acabara de pisar em solo lunar. Para se ter uma ideia do que isso significava, para nós brasileiros, uma ligação telefônica de interurbano local às vezes demorava até 5 horas para se completar!"

- Ricardo de Moura Disessa, internauta, São Paulo, SP

"Eu vi o homem na lua"

"Na época eu tinha 10 anos, mas lembro perfeitamente das imagens do homem na lua. O mundo parou naquele momento, todo mundo na frente da TV (no Brasil, as imagens ainda eram em preto e branco)emocionados.

Quem viu não esquece jamais. É uma história que poderei contar para os meus netos. No entanto ainda acho que foi a maior farsa já montada pelos americanos. Vi as imagens, mas não acredito nelas."

- Carlos Alberto Mntes, internauta, Petrópolis, RJ

‘Comprei um disco com a transmissão da chegada do homem à Lua’

“Eu tinha de seis pra sete anos quando o homem pousou na Lua. Lembro-me da transmissão pela TV, foi realmente muito emocionante. Era uma coisa do outro mundo. Também ouvi a transmissão pelo rádio. Comprei um disco com a narração e guardo até hoje a revista “Fatos e Fotos” especial sobre a chegada do homem à Lua.

- Eduardo Martinelli, internauta, São Paulo, SP

Capa da revista 'Fatos e Fotos' edição historica de junlho de 1969 - Foto: Eduardo Martinelli (VC no G1)

‘Nos abraçamos na sala quando a nave pousou’

"Estava frio naquela noite, mas a imagem da TV preto e branco iluminava e aquecia de emoção a sala. Tinha 11 anos e já acompanhava tudo que se relacionava com as viagens espaciais e o espaço em geral. O solo lunar se aproximando, aquele barulho característico de comunicações via rádio, se não me engano, Heron Domingues na narrativa e o solo se aproximando, se aproximando e, de repente, Heron informa sobre o problema no computador e no combustível para a volta. Tensão em grau mais elevado.

Eu me encolhia com os olhos grudados na TV. Meu pai e minha mãe no sofá, mãos dadas como se fizessem uma corrente positiva para tudo dar certo. De repente, o pouso! Heron Domingues vibra. Nos abraçamos na sala de casa enquanto esperávamos uma eternidade para Armstrong descer as escadas do Eagle e pisar no solo lunar pela primeira vez na história. Nesta hora, minha mãe falou: ‘Filho, este é um momento histórico e você nunca mais vai esquecer ! Você vai contar para seus filhos, netos e bisnetos que você viu o homem pisar na Lua! Marque bem esta data, pois ela é histórica!

E assim foi. Contei para meus filhos, para meus amigos e para quem quisesse ouvir a estória de que eu, em 21 de Julho de 1969, assisti da Terra o homem pisar na Lua!"

- Marcos Antonio de Sousa, internauta, Brasília, DF

‘Foi inesquecível’

“Tenho 52 anos e me lembro muito bem do dia em que o homem chegou à Lua. Eu morava em Maringá (PR) e acompanhava pela TV as imagens da chegada da nave. Foi inesquecível.”

- Wagner Savelli Gomes, internauta, São Paulo, SP

‘Meu avô não acreditou’

Eu e minha família ficamos acompanhando o pouso da Apollo 11, naquela madrugada fria. Nossa TV era preto & branco a válvula, e o tubo de imagem era grande (21"). Eu tinha 13 anos, e o que mais me chamou atenção foi o primeiro pé a encostar no solo lunar. Veja meu avô de origem espanhola (79 anos) era um bom leitor do jornal da época e nunca acreditou no pouso dos americanos. Ele disse que os americanos fizeram um filme para enganar os russos."

- Mario Luiz Melero, internauta, Montenegro, RS

'Eu e meu pai escutamos pelo rádio’

“Em minha casa somente eu e meu pai estávamos ligados no pouso na Lua que estava para acontecer. Acompanhamos a descida do módulo lunar pelo rádio. Tínhamos na época um modelo Transglobe da Philco. No momento da descida na Lua, estávamos no quarto de meu pai acompanhando a narração do evento. Mais tarde, revivi a emoção do momento ao "montar"um modelo da Revell do módulo lunar e da nave espacial, naquele plástico cinza característico que, no caso da Lua, não fazia diferença.”

- Luis Fernando de Barros, internauta, Rio de Janeiro, RJ

'A vizinha achava que o mundo iria acabar'

"Em 1969, eu tinha treze anos e morava do bairro de Água Santa, subúrbio do Rio de Janeiro. Lembro-me que estavam todos muitos nervosos. Meu pai dizia que era tudo mentira e aquilo não passava de uma montagem. Da. Geraldo, nossa vizinha dizia que 'o mundo iria acabar'. Ficamos com muito medo mas, mesmo assim, assistimos pela nossa TV Telefunken preto e branco. Quando Armistrong pisou no solo lunar, um misto de medo e incredibilidade tomou conta de todos nós. Papai morreu sem acreditar que o homem foi à Lua."

- José Carlos Pereira de Carvalho, internauta, Rio de Janeiro, RJ

Fonte: G1

Nenhum comentário: