domingo, 5 de setembro de 2021

A montanha-russa pandêmica: da tripulação de cabine à enfermeira da Covid-19 e à piloto


“Depois de experimentar o voo, você caminhará para sempre na terra com os olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e lá sempre desejará retornar.”

Esta citação de Leonardo da Vinci descreve perfeitamente como o entusiasta da aviação Silke Anckaert se sente sobre voar. E nem mesmo uma pandemia global afetou seu amor pelos céus.

De enfermeira a membro da tripulação de cabine


Depois de se formar em enfermagem e ganhar alguma experiência na área, em 2015 Silke saiu de férias de nove meses na Ásia. Durante seu tempo lá, ela voou em diferentes companhias aéreas e foi servida por diferentes tripulações de cabine. E assim ela ficou fascinada com os deveres de comissária de bordo. Esse feriado mais tarde desempenhou um papel crucial em sua vida profissional, semeando as sementes de uma carreira como comissária de bordo algum dia.

Pouco depois de retornar de uma viagem ao seu país natal, a Bélgica, e encorajada por um amigo que era piloto, Silke se candidatou a um cargo de tripulante de cabine na companhia aérea charter baseada em Bruxelas, a TUI fly Belgium. Antes de descobrir o mundo da aviação, Silke já estudava enfermagem, mas essa carreira não a satisfez o suficiente.

A jovem de 26 anos lembra que, no segundo ano de enfermagem, considerava a função de comissária um trabalho temporário de verão, dando-lhe a oportunidade de viajar pelo mundo e conhecer novos lugares. Ela conta que desde que ingressou na equipe da TUI como tripulante de cabine, em 2017, se apaixonou por voar, e a carreira de enfermagem, que já havia forjado, passou a ser uma prioridade menor.


“Desde que tentei trabalhar como membro da tripulação de cabine em 2017, me apaixonei pela aviação. Foi tão impressionante decolar e voar enquanto conhecia vários passageiros a bordo, e eu amei tanto que um pouco depois, decidi pilotar a aeronave”, diz ela.

Olá convés de voo


Embora Silke estivesse bem ciente de que pilotar uma aeronave era um campo dominado por homens, sua paixão pela aviação e sua curiosidade sem fim a ajudaram a superar as dúvidas iniciais sobre sua adequação para a profissão.

“Eu visitava a cabine de comando com bastante frequência desde que era [e ainda sou] membro da tripulação de cabine, e uma vez um dos pilotos me incentivou a tentar me inscrever em uma escola de voo. Então, eu fiz isso.

“A escola dos Estados Unidos entrou em contato comigo e comecei a me preparar para os exames do processo seletivo. E fui aceito. Este foi o meu primeiro passo para a carreira de piloto. ”

O processo de treinamento nos EUA correu bem e Silke ganhou uma licença que lhe permitiu pilotar uma aeronave monomotora. Empolgada com o próximo estágio de sua vida profissional, Silke tinha pouca ideia dos passos ainda mais desafiadores à frente.


“Quando fiz meu treinamento em CPL [Licença de Piloto Comercial, que permite ao titular atuar como piloto de aeronave e ser pago pelo trabalho], começou a pandemia global. Eu estava chegando ao fim do meu curso, mas devido à pandemia, não consegui terminá-lo, pois não podíamos voar, foi horrível.” ela diz.

Como seu treinamento foi suspenso, Silke voltou para a Bélgica e passou quatro meses lá até ser liberada para continuar o treinamento. Embora esses quatro meses tenham sido estressantes, ela não perdeu tempo.

A chamada urgente de retorno: a piloto volta-se para a enfermeira Covid-19


Devido à necessidade urgente de enfermeiras para os testes COVID na Bélgica, uma escola de enfermagem ofereceu a Silke um emprego na instalação de testes COVID-19 em Leuven. Não surpreendentemente, essa foi uma experiência um pouco estranha, já que o coração de Silke estava decidido a se tornar um piloto, em vez de voltar para a enfermagem.

“Mas, por outro lado, eu queria ajudar as pessoas e fui para as funções oferecidas, para que o vírus fosse embora mais rápido e eu pudesse voltar a voar novamente”, diz ela. “Eles estavam procurando desesperadamente pelas enfermeiras do COVID-19, então entrei na unidade de testes e passei três meses lá como enfermeira antes de terminar meu treinamento [piloto].”

Silke diz que a experiência que ganhou nas instalações de teste foi benéfica tanto para ela quanto para as pessoas, já que ajudava a sociedade a entender como o vírus se espalha e como se proteger contra a infecção: “Foi algo especial”.

Ela acrescenta: “Mesmo que não me pagassem, eu teria pagado porque tinha muita vontade de ajudar as pessoas e queria contribuir para a melhoria da situação epidemiológica do país. Eu era uma pessoa que fazia os exames portanto, minha carga de trabalho não era tão desgastante quanto a carga de trabalho dos profissionais de saúde nas linhas de frente. No entanto, era difícil ver a facilidade com que o vírus se espalha e como é difícil controlá-lo. ”


Com o passar dos meses, o impacto do vírus nas pessoas e em indústrias como a aviação ficou claro.

“Quando comecei a escola de vôo, havia uma grande falta de pilotos no mercado, então fiquei muito feliz em iniciar o curso. E então, de repente, a pandemia atingiu e ninguém mais precisou da tripulação de vôo. Foi muito triste porque voar é a atividade mais incrível neste planeta para mim. Portanto, a pandemia foi uma experiência realmente dolorosa e comovente. Eu sabia que a aviação iria se recuperar, mas temia que demorasse muito.

“Para ser piloto é muito caro, tive que pegar um empréstimo, que já tinha que começar a pagar. Mas eu não pude fazer isso porque ainda não havia terminado a escola de aviação. Portanto, sem o apoio abrangente de minha família e avós, eu teria questões mais problemáticas para resolver.”

Após três meses de trabalho no local de testes do COVID-19, Silke recebeu notícias promissoras sobre sua carreira como piloto.

Multitarefa no seu melhor


Depois de meses alimentando esperanças de retornar ao treinamento de piloto, a escola de voo deu luz verde. E assim Silke finalmente recebeu sua tão esperada Licença de Piloto Comercial.

Ela explica o que aconteceu a seguir: “Continuei na escola de voo e, nesse ínterim, continuava fazendo minhas tarefas diárias no centro de testes COVID-19. Quando terminei meu treinamento, voltei para a equipe da TUI como comissário de bordo. Portanto, agora sou um membro ativo da tripulação de cabine que possui uma Licença de piloto de linha aérea congelada [o nível mais alto de licença de piloto de aeronave]. Isso significa que posso começar a me candidatar a empregos nas transportadoras aéreas.”


Além de sua vida profissional ativa nos céus, Silke também trabalha no local de testes da COVID de vez em quando, enquanto espera que a indústria da aviação se recupere totalmente. Questionada sobre seus planos futuros, Silke diz que, como a aviação executiva sofreu menos em comparação com o setor de aviação comercial, ela está atualmente considerando se tentará trabalhar como controladora de aviões comerciais ou jatos particulares.

“Eu adoraria começar minha carreira em um pequeno jato executivo, e é puramente por causa da pandemia COVID-19”, ela admite. “Agora, os únicos empregos que você pode encontrar são para pilotos de jatos executivos. Mas o Boeing 737 comercial de passageiros ou o Airbus A350 de corpo largo também parecem oportunidades realmente atraentes para mim.”


Em suma, Silke afirma que, devido à pandemia, acredita que as pessoas aprenderam a valorizar as “pequenas coisas” da vida.

“Acredito que depois da pandemia, mais e mais pessoas vão apreciar muito todas essas pequenas coisas do dia a dia, como uma simples reunião de amigos íntimos no jardim e uma oportunidade de vê-los saudáveis ​​e felizes. Uma apreciação e gratidão pelas pequenas coisas da vida - foi isso que a pandemia me fez aprender.”

Nenhum comentário: