quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Agricultor constrói réplicas de aviões e mantém museu em Potengi, no CE

Homem começou a fazer aviões aos seis anos de idade no interior.

Atualmente, museu guarda réplicas até de balões e discos voadores.


O agricultor Francisco Dantas de Oliveira, de 70 anos, nunca abandonou um sonho de criança. Aos seis anos, começou a fazer os primeiros protótipos de avião e hoje mantém um museu admirado pelos moradores e visitantes do município de Potengi, a 540 km de Fortaleza. A paixão começou na roça. “Eu tava plantando. Eu vi um avião passar e fiquei olhando. 'Ah, se eu voasse naquela altura'. Aí, fui pra casa. Quando foi à noite, fiquei pensando e fui inventar de fazer um”, conta Seu Françuli, como é conhecido na região. 

Viúvo há 26 anos, o agricultor é inquieto. Ele já imaginou aviões, balões, helicópteros, ultraleves e até discos voadores. Os primeiros modelos foram pensados com madeira, mas Seu Françuli foi aperfeiçoando o sonho com o tempo. “Fiz de madeira e não fui ficou bom. Aí, eu fui aperfeiçoando. Meu pai comprou lata de óleo. Ia para casa trabalhar e, quando chegava, ia aperfeiçoar”, conta. O museu é mantido com a renda do agricultor e as peças não estão à venda.

A paixão pelos ares só virou a realidade há alguns anos, quando Seu Françuli voou em uma aeronave pela primeira vez. O voo foi um presente de um amigo. “Quando cheguei em uma agência de Juazeiro do Norte, tinha uma passagem para comprada pra mim de ida e vinda. Chega eu quase caio. Quando eu cheguei perto do avião, eu me emocionei”, lembra.

A estudante Cleidiane Pereira, 20 anos, mora em Potengi e conheceu de perto o que o sonho e o talento de Seu Françuli foi capaz de fazer. “É bacana demais a criatividade dele. Por ser criado na roça, ser agricultor, ter as suas dificuldades e, mesmo assim, transformar o seu sonho em realidade. É magnífico”, diz.

Desde pequeno, o agricultor sempre ouviu que seria muito difícil, mas não desistiu. “Meu pai era muito bom, graças a Deus. Ele zelou muito por mim e dizia: 'Meu filho, voar é muito difícil'. Aí, eu dizia, “É difícil, mas não é impossível”, ensina o homem que aprendeu a viver nas nuvens.


Fonte: G1 CE - Imagem: Reprodução

Nenhum comentário: