terça-feira, 14 de novembro de 2023

Aconteceu em 14 de novembro de 1992: Voo Vietnam Airlines 474 - A história de uma única sobrevivente


Em em 14 de novembro de 1992, o avião Yakovlev Yak-40, prefixo VN-A449, da Vietnam Airlines (foto abaixo), um avião a jato de três motores construído na União Soviética em 1976, operava o voo 474, um voo doméstico regular do Aeroporto Internacional Tan Son Nhat para o Aeroporto de Nha Trang, ambos no Vietnam.


Levando a bordo 25 passageiros e seis tripulantes, o voo 474 ao se aproximar do Aeroporto de Nha Trang a tripulação encontrou más condições climáticas durante o ciclone Forrest, com visibilidade limitada devido às fortes chuvas.

Na aproximação, a aeronave desviou-se da via aérea W13 em seis quilômetros, descendo abaixo de uma altitude segura, acabando por colidir em árvores ao longo de um cume da montanha Ô Kha, perdendo altura e caindo na encosta de uma montanha localizada a 350 metros, cerca de 33 km a sudoeste de Nha Trang.

A aeronave ficou destruída. A equipe de resgate levou oito dias para encontrar os destroços do avião, mas um passageiro sobreviveu, enquanto os outros 24 passageiros e seis tripulantes morreram.


Em 22 de novembro de 1992, um helicóptero vietnamita Mil Mi-8 foi enviado de Hanói transportando equipes de resgate do voo 474, mas caiu perto da montanha Ô Kha no mesmo dia. Todas as sete pessoas a bordo morreram.

Quase um ano após o acidente, familiares no Reino Unido exigiram uma investigação após receberem a notícia de que os corpos foram devolvidos às famílias erradas.

A causa provável do acidente nunca foi divulgada, mas especula-se que foi resultado da negligência e interpretação errada das configurações dos instrumentos, quando a aeronave desviou-se da via aérea W13 prescrita em 6 km até atingir o solo.

A única sobrevivente e seu relato


Annette Herfkens foi a única sobrevivente do acidente. Ela sobreviveu oito dias com ferimentos múltiplos e se sustentou apenas com a água da chuva. Alguns passageiros sobreviveram ao impacto inicial, mas morreram antes que pudessem ser resgatados. O noivo de Herfkens, que viajava com ela, morreu instantaneamente com o impacto.

Era sábado, 14 de novembro de 1992, quando Pasje e eu embarcamos no voo VN474 da Vietnam Airlines, saindo da cidade de Ho Chi Minh, para férias românticas de cinco dias em Nha Trang, um resort no Mar da China Meridional.

Em 2014, Herfkens publicou o livro de memórias contando suas experiências: "Turbulence: A True Story of Survival".

Herfkens escreve e fala sobre os ganhos que acompanham as perdas. Nove anos depois do acidente, seu filho foi diagnosticado com autismo. Ela agora também trabalha com pais de crianças autistas. Herfkens mora na cidade de Nova York com sua família. Ela é irmã da diplomata holandesa Eveline Herfkens. A seguir, parte do relato da sobrevivente:

"Minha cabeça está leve. As plantas ao meu redor estão radiantes. Não sinto mais a dor. Estou fora do meu corpo e perto dele. Eu saí, mas estou presente.

A escuridão se mistura com a luminosidade, o dia com a noite. Sinto-me o mais protegido possível. Eu me entreguei completamente. Às árvores, às folhas, aos grilos, às formigas, às centopéias, à vida. Ou foi até a morte que me rendi? Estou dentro do momento. Um momento atemporal de liberdade extática. Um momento que me dá paz, união e alegria.

Essa foi minha experiência de quase morte em meu penúltimo dia na selva vietnamita – oito dias depois que o avião em que eu estava caiu em uma montanha remota. Embora gravemente ferido, fui o único sobrevivente. Os outros 29 passageiros e tripulantes, incluindo o meu noivo de 36 anos, Willem van der Pas, a quem chamei de Pasje, morreram todos.

Era sábado, 14 de novembro de 1992, quando Pasje e eu embarcamos no voo VN474 da Vietnam Airlines, saindo da cidade de Ho Chi Minh, para férias românticas de cinco dias em Nha Trang, um resort no Mar da China Meridional.

Annette e Pasje
A viagem foi uma surpresa para mim - vindo de Madrid, onde estive temporariamente baseado no Banco Santander - e para proporcionar o descanso necessário a Pasje, que se mudou para o Vietname seis meses antes para abrir duas agências bancárias para o seu empregador, o ING. .

Estávamos juntos há 13 anos, depois de nos conhecermos na Universidade de Leiden, na Holanda, nossa terra natal, quando éramos estudantes. Sabíamos que estávamos destinados a nos casar desde o quarto ano de faculdade. Depois da escola, moramos por um tempo em Amsterdã; mais tarde, devido ao nosso trabalho como banqueiros, vivemos juntos ou separados em diversas capitais financeiras da América do Sul e da Europa.

Quando cheguei ao Vietnã, já fazia oito semanas que não via Pasje. Estávamos ansiosos para ficarmos juntos. Como sempre, ele me encontrou no aeroporto e depois me levou para um rápido passeio pela cidade antes de um jantar íntimo em um de seus restaurantes favoritos. Estávamos extremamente felizes. Nenhum de nós poderia esperar pelo dia em que poderíamos nos casar e, com sorte, morar em algum lugar como a cidade de Nova York e começar uma família.

Eu estava animado com a fuga surpresa. Mas eu me senti tão claustrofóbico que estremeci quando embarcamos no apertado avião da Vietnam Airlines. “Não podemos pegar um carro?” — perguntei a Pasje.

“A selva é muito densa e a estrada é horrível”, respondeu ele. “Levaria dias. Quando chegarmos lá, teremos que sair novamente.”

Sentei-me nervosamente. Cinquenta minutos depois, sofremos uma queda tremenda e Pasje olhou para mim com medo. “É claro que um avião de brinquedo de merda cai assim!” Eu disse, pegando sua mão. “É apenas uma bolsa de ar – não se preocupe.”

Mas ele estava certo em se preocupar. Caímos novamente. Alguém gritou. Ficou escuro como breu. Segundos depois, causamos impacto.

Não me lembro exatamente o que aconteceu, mas acho que cambaleei pela cabana como uma peça de roupa solitária na secadora de roupas, batendo a cabeça e os membros no teto e nos armários. Posso ter sido o único que não usava cinto de segurança.

Em algum momento devo ter caído e escorregado para baixo de um assento, com as pernas primeiro, e fiquei preso. Isso me manteve no lugar para o segundo impacto, maior, que causou a quebra do avião.

Acordei depois de quatro, talvez cinco horas. Eu vi Pasje do outro lado do corredor. Ele estava deitado em seu assento, que de alguma forma havia virado para trás, e tinha um sorriso nos lábios. Um pequeno sorriso doce. Mas ele estava morto, com as costelas esmagadas nos pulmões pelo cinto de segurança.

O choque deve ter se instalado, porque não me lembro de ter rastejado para fora do avião. Logo, eu estava sentado do lado de fora da cabana, na encosta de uma montanha, sob as árvores no meio de uma vegetação rasteira densa. Tudo doía e eu não conseguia me mover. Minha saia envolvente havia sido rasgada e eu podia ver dez centímetros de osso azulado saindo das camadas de carne da minha canela.

Eu não sabia na época, mas meus quadris estavam fraturados, tive um colapso pulmonar e meu queixo estava solto. Com o passar dos dias, a gangrena se instalou nos dedos dos pés.

Havia uma realidade estranha e irreal. Tudo estava verde. Quanto mais eu ouvia os sons da selva, mais altos eles ficavam. Pude ver cadáveres espalhados abaixo de mim e, embora não tenha visto ninguém, pude ouvir gemidos fracos das pessoas que ainda estavam dentro do avião.

Ao meu lado estava um vietnamita, vivo, mas gravemente ferido. “Não se preocupe, eles virão atrás de nós”, disse ele. Para proteger minha modéstia, ele conseguiu abrir sua maleta quadrada e me dar uma calça, que fazia parte de um terno. Senti-me confortado por suas palavras e sua presença, mas, após uma breve conversa, nós dois recuamos para nossos ferimentos.


Algumas horas depois, vi que o homem estava ficando mais fraco. Em pouco tempo, ele teve dificuldade para respirar. A vida saiu dele. Ele se foi. Não havia mais nenhum som vindo do avião. Eu estava completamente sozinho.

Depois disso, tentei me mover. Mudar um centímetro era uma agonia. Mas tentei não me concentrar no meu sofrimento e me concentrei no que poderia alcançar, e não no que não poderia.

Nos dias seguintes, embora estivesse de luto por Pasje, concentrei-me na minha sobrevivência. Que alternativa eu ​​tinha? Eu dolorosamente me arrastei por uma pequena parte dos destroços, arrastando meu corpo pelos cotovelos.

Fiquei do lado de fora, porque não suportava ver os cadáveres dentro do avião. Uma vez, olhei para o homem com quem estava conversando e um verme saiu de seu olho. Essas eram imagens aterrorizantes que eu não queria ver.

Meu principal objetivo era beber água para me manter hidratado, algo que fiz coletando a água da chuva em pequenas esponjas. Fiz as esponjas com o isolamento que encontrei perto da asa quebrada do avião. Levantar-se para recuperar o isolamento era uma tortura, e colocar um pé na frente do outro era impossível. Torci a umidade das esponjas na boca. Numa vã tentativa de me manter seco, usei um poncho de plástico azul que encontrei na mochila de alguém. Mas não tirei nada de mais ninguém. Não parecia apropriado.

Quanto às emoções, percebi que não poderia chorar - porque chorar deixa você fraco. Eu sabia que se começasse, desistiria. Cada vez que pensava em Pasje, obrigava-me a parar. Eu olhava para o meu anel de noivado, mas não me permitia pensar mais. Não adiantaria nada.

Em vez disso, fiquei no agora. Escutei meu coração e instinto, e não minha mente, porque a mente inventa histórias que podem assustar você.

Annette Herfkens revisitou o local do acidente com a equipe de resgate
Por exemplo, eu poderia ter pensado: “E se não houver equipes de resgate?” ou “E se isso for um tigre ou uma cobra?” Mas eu sabia que lidaria com a cobra ou com o tigre quando eles estivessem na minha frente. E se não houvesse resgate, eu cruzaria aquela ponte então.

Outra graça salvadora foi a beleza da montanha. Eu observaria os vários tons de verde nas folhas. Como o sol refletiria em uma gota de chuva. Meditar na natureza tornou-se minha distração. Eu não me permitiria pensar que havia uma chance de morrer.

Minha profissão como corretor de títulos também ajudou. Dividi tudo em etapas razoáveis. Em termos numéricos, fui instintivo. Eu me dei uma semana para ficar neste lugar. Se ninguém me resgatasse até domingo, eu precisaria ir para a selva em busca de comida. Mas, na realidade, eu era fisicamente incapaz de fazer isso. Tudo que pude fazer foi me apoiar nos cotovelos, arrastando meus quadris inúteis.

Gradualmente, recuei para a tranquilidade do lugar. A selva ficava mais bonita a cada dia. Foi o cenário perfeito para minha experiência de quase morte no sétimo dia, quando pensei em minha infância feliz e senti o amor de meus amigos e familiares me envolver. Trouxe à tona memórias preciosas sobre minha mãe, meu pai e meus irmãos, que sempre me apoiaram tanto em minha vida e carreira.


Mas então, de repente, ouvi o som de madeira quebrando. Do outro lado da ravina estava um homem com capuz laranja. Eu me perguntei se ele era real ou um fantasma. Alguma versão de São Pedro? Acenei freneticamente. "Olá? Pode me ajudar?" Ele apenas olhou para mim e ficou imóvel. Então ele se foi.

O homem laranja, um policial local, acabou por ser meu salvador. As autoridades estavam à minha procura. E embora a princípio ele tenha pensado que eu era um fantasma – ele nunca tinha visto uma mulher branca antes – ele deu o alarme. No dia seguinte fui resgatado por uma equipa de trabalhadores vietnamitas. Eles me mostraram uma lista de passageiros do voo e eu apontei meu nome. Eles carregavam consigo sacos para cadáveres, pensando que ninguém poderia ter sobrevivido.

Eles me colocaram em uma tela e carregaram meu corpo quebrado montanha abaixo. No início, fiquei com medo de sair da minha crista, o local que me manteve seguro após o acidente. Eu não queria deixar Pasje. Meu primeiro amor verdadeiro. Isso me deixou em pânico ao ser tirada dele.

Mas, depois de um tempo, me recuperei. A gratidão tomou conta de mim enquanto os homens tiravam os sapatos para que pudessem pisar com mais leveza nas pedras e não agravar meus ferimentos.

Em seguida, fui transportado de avião para a cidade de Ho Chi Minh antes de ser transferido para um hospital em Cingapura. Eu estava cercado por familiares e amigos que vieram da Holanda e de outras partes do mundo. Eles naturalmente temeram que eu estivesse morto quando souberam do acidente. Minha incrível história de sobrevivência ganhou as manchetes em todo o mundo. Depois de cirurgias na mandíbula e uma série de enxertos de pele e tratamentos para gangrena, comecei a me curar.

Psicologicamente, porém, foi difícil. Pasje e eu estávamos juntos há 13 anos, então parecia que eu estava viúvo. Assisti ao seu funeral em 10 de dezembro de 1992, em Breda, Holanda. Trazido para a igreja em uma maca, me senti surreal – como uma noiva levada pelo corredor para encontrar o noivo em seu caixão.

Voltei a caminhar pela primeira vez na véspera de Ano Novo, quando estava convalescendo na casa dos meus pais. Dar aqueles primeiros passos foi doloroso, mas fiquei tão aliviado que tive força suficiente para ficar de pé e me mover sobre duas pernas, em vez de cotovelos.

As pessoas podem achar estranho, mas voltei ao meu trabalho em Madrid em fevereiro. Eu amava meu trabalho e queria pelo menos tentar reconstituir minha vida.

Alguns anos depois, casei-me em segredo com meu colega de trabalho do Santander, Jaime - as relações de escritório eram desaprovadas naquela época nas finanças - e me estabeleci em Nova York em 1996. Tínhamos dois filhos lindos, Joosje, agora com 19 anos, e seu irmão, Máx. de 17 anos.

Mas as nossas vidas desde o acidente não têm sido tranquilas. Em 2001, aos 2 anos, Max foi diagnosticado com autismo. Como qualquer pai com necessidades especiais sabe, é fácil negar. É tentador pensar: “E se ele nunca conseguir frequentar uma escola adequada?” ou “Ele nunca conseguirá um emprego?” Mas, assim como aceitei minhas circunstâncias na selva, concentrei-me no aqui e agora – e não no que deveria ser. Max agora está indo bem na Escola Infantil em Roosevelt Island.

Infelizmente, meu casamento acabou e Jaime e eu nos divorciamos há dois anos. Mas eu realmente acredito que cada perda que você sofre na vida o torna um pouco mais sábio e, a cada ano, mais receptivo.

Até hoje, a causa da queda do meu avião é desconhecida."

Ative a legenda em português nas configurações do vídeo

Por Jorge Tadeu (Site Desastres Aéreos) com Wikipédia, ASN, baaa-acro e nypost.com

Nenhum comentário: